quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A história de Morro Redondo


     Em 1888, algumas famílias alemãs, provocadas por condições desfavoráveis e em busca de terras novas para plantar e assim melhorar as suas condições de vida, deixaram suas moradias em São Lourenço do Sul e chegaram às terras que hoje pertencem a Morro Redondo, antes denominadas São Domingos, por terem sido estes lotes vendidos por Domingos José de Almeida.
Os colonos se estabeleceram ao nordeste da sede, de acordo com o mapa antigo que um morador ainda conserva, construíram suas moradias e começaram a cultivar a terra. Seus produtos tinham boa aceitação em Pelotas e isso atraiu mais colonos em busca de bons lugares para morar e trabalhar, esses vieram de Blumenau e Pelotas, de outros lugares do país e até diretamente da Alemanha.
   As primeiras famílias que aqui chegaram, vindas de São Lourenço do Sul, eram Nöremberg, Kuhn, Dobke, Rösler, Holz, Jacckel, Hackbartd e Schmidt, entre outros. Estas famílias passaram a conviver e sentiram, então, necessidade de cultivar sua religião e mandar seus filhos à escola. Então por volta de 1895 já funcionava uma escola com prédio próprio (extinta escola Brasil) e junto dela uma comunidade religiosa.
Com a vinda do pastor Neubert, enviado pelo Sínodo Riograndense, a igreja foi construída, em 19 de fevereiro de 1905. Houve a colocação da pedra fundamental e em 3 de dezembro do mesmo ano a comunidade festejou a inauguração da primeira igreja de Confissão Luterana no Brasil.
 
Com o tempo, Morro Redondo começou a crescer, apareceram indústrias de conservas, couros, fumos, laticínios, aumentando a mão-de-obra.
EMANCIPAÇÃO - Morro Redondo emancipou-se de Pelotas através de plebiscito realizado em 10 de abril de 1988. Em 12 de maio de 1988 o Governo Estadual criou o município através da Lei 8.633/88. Depois de eleitos o prefeito e vereadores na primeira eleição municipal, realizada em 15 de novembro de 1988, foram empossados em 12 de janeiro de 1989. 
Antes da chegada destas famílias, já moravam nos arredores do Morro Redondo as famílias Nachtigal, Islabão e Crizel, que se deslocaram para lá por ocasião da Guerra dos Farrapos. Conforme informações obtidas no Consulado Italiano em 1872, antes dos colonos alemães chegaram os italianos e se estabeleceram na colônia Afonso Pena, distante cerca de 8 km da sede.

15ª Semana de Museus! Vamos construir juntos, Pessoal!